22/05/2012

O Coração Regenerado

    Para falarmos sobre o coração regenerado é preciso primeiro entender o conceito de "coração", segundo a bíblia. O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro(Prov 4:23; Lc 6:45). Biblicamente falando, o coração pode ser considerado  como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição. Portanto as nossas ações, palavras, atitudes revelam o que esta dentro do nosso coração.


O coração é centro do intelecto: As pessoas sabem as coisas em seus corações(Dt 8:5). é em nosso coração que guardamos a palavra de Deus e meditamos nela. Foi assim que o salmista fez para não pecar contra o Senhor(Sl 119:9). é também em nosso coração que cremos, duvidamos, pensamos, guardamos a palavra da sabedoria etc. Todas essas ações do coração são primordialmente fatos a envolver a mente.


O coração é o centro das emoções: A bíblia fala do coração alegre, amoroso, do coração medroso, do coração corajoso, do coração arrependido, do coração, ansioso, do coração irado e etc. Todas essas atitudes do coração, como outras, são antes de tudo, de natureza emocional.


O coração é o centro da vontade humana: Lemos nas Escrituras a respeito do coração endurecido que se recusa a fazer o que Deus ordena(Êx 4:21), do coração submisso a Deus(Js 24:23), do coração que decide fazer algo para Deus(2 Cr 6:7), do coração que se dedica a buscar ao Senhor(1 Cr 22:19), do coração que deseja receber as bençãos do Senhor(Sl 21:1-3), do coração inclinado aos estatutos de Deus(Sl119:36), e do coração que deseja fazer algo pelos outros(Rm 10:1). Todas essas atividades ocorrem na vontade humana.


   Infelizmente por causa do pecado o coração foi contaminado, e horrivelmente foi afetado, o qual ficou repleto de maldade. Desde então segundo o testemunho de jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?"(Jr 17:9). Jesus confirmou a descrição de jeremias quando disse que o que contamina o homem diante de Deus não é o que entra, e sim o que sai (Mc 7:21,22). Portanto é necessário a Regeneração do coração.
  A solução de Deus para o coração pecaminoso é a Regeneração, que tem lugar em todo aquele que se arrepende do seu pecado, volta-se para Deus e aceitar a jesus como seu único e suficiente salvador. Aqueles que se arrepende e confessa a jesus como seu Senhor(Rm 10:9), nasce de novo e recebe da parte de Deus um coração novo(Sl 51:10; Ez 11:19).


   


   

2 comentários:

  1. Pastor,posso pegar alguns textos desse para postar no meu blog?? abrigado pastor cade a benção apostólica? :D

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quem sou eu para dizer que não, meu evangelista, pode!!!

    ResponderExcluir